Tempo de leitura: 3 minutos
Você sabia que muitas empresas bem posicionadas no mercado, têm grandes chances de irem à falência nos próximos 5 anos?
São dados de uma Pesquisa da Universidade de Brasília – UnB, onde mostra que 30 milhões de empregos serão substituídos por robôs até 2026.
Estamos vivendo no momento da 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL que é diferente de tudo aquilo que você já experimentou e pode se tornar uma bênção ou pesadelo na vida de muitas pessoas.
Nos próximos minutos vou lhe ajudar a entender os desafios e as grandes oportunidades que a 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL vai proporcionar para quem estiver bem preparado.
Mas afinal, o que é uma Revolução Industrial?
Uma revolução significa mudança radical nos hábitos, nas rotinas e costumes e no entendimento que as pessoas tem do mundo ao seu redor.
1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A primeira Revolução industrial aconteceu em 1760 e durou até 1840 e foi caracterizada pela implementação das máquinas a vapor.
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A segunda Revolução Industrial começou no final do século XIX e foi caracterizada pela descoberta da eletricidade e a invenção da linha de produção.
3ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A terceira Revolução Industrial durou entre os anos 60 e os anos 90 quando foi inventado o computador e até mesmo a internet.
4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (Atual)
Na QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, não são apenas máquinas inteligentes e sistemas conectados entre si, são Sistemas Digitais, Físicos e Biológicos que juntos formam uma interconexão com múltiplas ondas tecnológicas e que acontecem simultaneamente em uma velocidade maior que a da luz, vivemos em um momento que modifica nossa percepção, onde as tecnologias interagem automaticamente uma com as outras.
UM FATO. Grandes e antigos PROBLEMAS são resolvidos HOJE por soluções inovadoras que foram criadas a partir de conclusões baseadas em experiências de outros mercados.
Com certeza você conhece a UBER, a maior frota de táxi do mundo e que não possui nenhum veículo e mesmo assim, transformou toda a dinâmica de um mercado que viveu por décadas estagnado, pois oferecia um serviço caro, com poucas alternativas para contratar e com preços acessíveis apenas para um pequeno grupo de pessoas.
Os taxistas foram surpreendidos com uma nova oferta de serviço baseado em tecnologia, uma nova opção que surgiu no mercado e foi aceita pelo consumidor e mudou o modo como as pessoas se locomovem atualmente em várias cidades do Mundo.
“UM GRANDE PERIGO OU UMA OPORTUNIDADE”
Ignorar os avanços tecnológicos significa fechar os olhos para novas oportunidades e ficar exposto a inúmeras dificuldades, que podem acabar com o seu negócio ou com seu emprego atual. Mas acalme-se todas essas inovações criam novas profissões, geram grandes oportunidades de negócios, aumentam os níveis de produção e de consumo.
O futuro pode ser extremamente promissor e perigoso ao mesmo tempo.
O novo é sempre incerto e ninguém consegue prever o tamanho e a velocidade do impacto que a 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ainda vai causar em diferentes áreas do conhecimento humano.
A boa notícia é que temos a opção de criar um cenário de prosperidade para este momento histórico.
Um dos setores da economia que vai crescer de forma extraordinária nos próximos anos é o da Construção a Seco.
E para falar justamente sobre esse Mercado conversei com o Diretor Comercial da PlacLux e Fabio Luis de Gerone Diretor da Santo André Distribuidora.
ASSISTA A ENTREVISTA
Se você é Engenheiro, Arquiteto, Construtor ou pretende construir ou reformar, tenho certeza que vai adorar esse bate papo.
Um grande abraço!